Blog

Ansiedade e estresse: o impacto no trabalho

jan 10 de 2024
de leitura

Leia depois

A pandemia trouxe grandes impactos e mudanças na população, tanto na forma como enxergamos a higiene e cuidado, quanto na forma como nos preocupamos com a saúde mental. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25% no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

A situação no Brasil é ainda mais grave. Segundo o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil é o país  com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo.

Além disso, uma pesquisa realizada pela representante nacional da International Stress Management Association (ISMA-BR) mostrou que 9 em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade de diferentes graus.

Em Janeiro, temos a campanha Janeiro Branco, que nos convida a olhar para as questões subjetivas do ser humano, de modo a promover uma cultura de saúde mental. É importante aproveitar esse momento para refletir sobre como a ansiedade e o estresse podem prejudicar o trabalho, além de identificar fatores que podem impactar a saúde mental dos colaboradores.

Esse cuidado com a saúde mental pode acontecer durante todo o ano, por meio do nosso Programa Saúde Mental e, ainda, evitar casos graves com o nosso Alertas de Saúde. Com essas soluções, você consegue cuidar da saúde psíquica e emocional dos seus colaboradores. Descomplicado e baseado nos dados de saúde e mapeamento específico, focamos os acompanhamentos nos pontos de atenção e prevenção de agravos, desenvolvendo indicadores periódicos com o time especializado.

Sintomas da ansiedade e do estresse

Antes de falarmos sobre os impactos em si, vamos entender um pouco mais sobre a ansiedade e o estresse e seus sintomas.

A ansiedade é um distúrbio psiquiátrico que se caracteriza por um estado de apreensão ou expectativa excessiva. É como se a pessoa sempre estivesse esperando algo ruim acontecer. Esses sentimentos podem ocorrer e permanecer por períodos curtos, médios e longos, ou podem acontecer de forma esporádica. 

A ansiedade pode causar sintomas psicológicos e físicos, como:

  • Preocupações, medos ou tensões excessivas que não permitem a pessoa relaxar;
  • Falta de controle sobre os pensamentos (pensamento acelerado), que se repetem involuntariamente;
  • Sintomas físicos, como falta de ar, ondas de calor,palpitações,tonturas,tremores e angústia excessiva.

Já o estresse é uma mescla de reações físicas e mentais do nosso corpo quando estamos em situações que nos trazem um grande esforço emocional. Essas situações podem ser prazos muito curtos, alta demanda de trabalho, ou mesmo problemas problemas pessoais e/ou profissionais. Os principais sintomas são:

  • Alteração no humor;
  • Desgaste constante;
  • Mudanças no sono, seja dormir muito ou pouco;
  • Tensão nos músculos;
  • Alterações no apetite;
  • Desinteresse pelas atividades;
  • Dificuldades de concentração;
  • Problemas de atenção e memória;
  • Formigamentos;
  • Preocupações excessivas e de maneira constante;
  • Náuseas e tonturas;
  • Procrastinação;
  • Dores no corpo, principalmente, no peito.

Apenas analisando os sintomas, já é possível perceber quais formas a ansiedade e o estresse podem afetar um colaborador e uma empresa de diversas maneiras. Mas quais podem ser os impactos diretos?

Os impactos da ansiedade e do estresse no trabalho

Muitos erros

A ansiedade e o estresse podem levar a uma preocupação excessiva com tudo, podendo prejudicar o foco e a concentração, aumentando a probabilidade de erros no trabalho.

Postura autoritária

Um funcionário estressado pode começar a adotar uma postura autoritária devido ao acúmulo de estresse. Isso acontece porque os conflitos emocionais podem desencadear a necessidade de descontar esses sentimentos nas pessoas ao seu redor, dando ordens em excesso e não aceitando críticas ou erros.

Situações de conflito

O estresse pode levar a conflitos no trabalho. Seja por meio de uma postura autoritária ou por outros fatores, como a irritabilidade, falta de paciência ou dificuldade de lidar com críticas. 

Isolamentos e problemas de interação entre os colegas

Pessoas estressadas e ansiosas tendem a se isolar socialmente, evitando interações com as pessoas. Isso pode ocorrer por diversos motivos, e esse isolamento também pode vir da vontade de evitar conflitos com os colegas.

Isso pode dificultar a existência de um ambiente de trabalho saudável na empresa, dificultando as adaptações para as realizações de tarefas em equipes.

Aumento de absenteísmo

Tanto a ansiedade quanto o estresse podem apresentar sintomas físicos, como dores de cabeça, dores de estômago, taquicardia e falta de ar, podendo causar ausência no trabalho. Além disso, a pessoa pode parar de sentir motivação no trabalho realizado e começar a faltar.

Falta de produtividade

Todos os impactos anteriores desencadeiam na falta de produtividade por parte do profissional. Como a dificuldade de concentração é um dos sintomas tanto do estresse quanto da ansiedade, e pode ser um dos principais fatores que contribuem para a baixa produtividade dos colaboradores. Isso ocorre porque a pessoa fica sempre em alerta e esgotada, o que dificulta a concentração em uma só tarefa.

De acordo com uma pesquisa da OMS, depressão e ansiedade custam 1 trilhão de dólares para a economia mundial. Isso significa que a cada dólar investido em tratamentos há um retorno de quatro dólares em termos de saúde e capacidade dos trabalhadores. Por isso, é muito importante que as empresas promovam e incentivem cuidados com a saúde mental, criando um ambiente de trabalho saudável.

Aqui na HealthBit, acreditamos que é muito importante cuidarmos da saúde mental dos funcionários da sua empresa, por isso oferecemos palestras, informações e apoio de toda nossa equipe de saúde.

Com nosso Programa Saúde Mental e o nosso Alertas de Saúde, você consegue cuidar da saúde psíquica e emocional dos seus colaboradores de forma descomplicada e baseada em dados.

Leia mais conteúdos relacionados

HealthBit é reconhecida pela organização internacional The Women’s Empowerment Principles (WEPs)

ler mais mar 8 de 2024

Como motivar sua equipe no trabalho remoto?

ler mais dez 21 de 2022

Dia Internacional dos Trabalhadores

ler mais dez 21 de 2022

Como ajudamos as empresa usando Big Data na luta contra a Covid-19

ler mais dez 21 de 2022

Guarde esse artigo
para ler depois

    URL Copiada

    Agora você pode colar em outros aplicativos e janelas

    Assine nossa newsletter

    Não perca mais nenhuma atualização.
    Receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail.