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Equipe de saúde na empresa: qual a sua importância?

fev 8 de 2024
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Muito se fala sobre como reter talentos e mantê-los engajados. Existem diversas formas para isso acontecer e uma delas é cuidando da saúde dos colaboradores, de maneira preventiva e com um cuidado especializado e focado nas necessidades deles.

Essa ação traz mais desempenho, produtividade e, também, auxilia a a empresa a reduzir custos com saúde – o que é de extrema importância, uma vez que o plano de saúde é considerado a segunda maior fonte de custo para as empresas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.

Já falamos aqui no #BlogHBit sobre medicina preventiva e, também, como engajar os colaboradores em uma cultura de prevenção. Mas, além disso, você já pensou em cuidar da saúde dos seus colaboradores de uma forma mais direta, efetiva e que possibilita menores custos da gestão de vidas? Isso é possível unindo a medicina preventiva e uma equipe de saúde na empresa.

Pensando nisso, viemos te falar sobre equipes de saúde na empresa e, também, os benefícios de se ter uma em sua organização.

Quer conhecer as soluções da HealthBit para otimizar o bem-estar humano e reinventar a gestão de saúde na sua empresa, com programas baseados nas necessidades dela?

O que é equipe de saúde?

Uma equipe de saúde é um time formado por especialistas em saúde, que tem o foco em promover a gestão de saúde dos colaboradores. Ou seja, é um time que pode ser composto por diversos profissionais, tais como:

  • Médico;
  • Enfermeiro;
  • Técnico de Enfermagem;
  • Psicólogo;
  • Psiquiatra;
  • Fisioterapeuta;
  • Educador Físico;
  • Nutricionista.

Esses especialistas podem tanto fazer parte da sua empresa, como ser de uma organização terceirizada que oferece apoio na gestão de saúde da sua empresa. A atuação deles pode ser in loco, ou seja, no ambulatório da empresa e, também, à distância, por meio de telemedicina e acompanhamento telefônico.

Principais benefícios de uma equipe de saúde na empresa

Antes de falarmos da importância da equipe de saúde, vamos falar sobre os principais benefícios de se ter uma na organização, que são:

  • Trazer uma Atenção Primária à Saúde, criando formas e processos de prevenção e promoção de saúde;
  • Orientar as opções mais adequadas de tratamento, além de acompanhar o colaborador em cada momento;
  • Trazer informações sobre os problemas de saúde e doenças, indicando os melhores especialistas para a resolução do caso;
  • Contar com diversas especialidades em uma mesma rede, tendo mais facilidade no atendimento;
  • Auxiliar com a análise das melhorias de saúde, criando um programa de gestão específico para as principais necessidades da empresa.

E qual a importância de uma equipe de saúde na empresa?

Maior cuidado com a saúde e redução do absenteísmo

Com uma equipe de saúde, o ambiente de trabalho conta sempre com especialistas que possuem o objetivo de auxiliar todos os colaboradores a cuidarem melhor da saúde, sem precisarem sair tanto da empresa quanto da rede que ela oferece.

Assim, no mesmo dia que um funcionário se sentir mal, por exemplo, ele já pode se consultar com um especialista e receber orientação adequada, evitando idas ao Pronto Socorro e reduzindo tempos de espera para atendimento, já que a equipe estará disponível para ajudá-lo.

Essa prática também ajuda a diminuir o absenteísmo, uma vez que reduz o tempo de espera e agiliza o atendimento médico, que pode ser ocorrer tanto por telemedicina quanto presencialmente nos ambulatórios da organização.

Tudo isso contribui para um local de trabalho saudável que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um ambiente em que trabalhadores e gestores colaboram para implementar um processo de melhoria contínua, visando proteger e promover a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os todos os colaboradores, bem como a sustentabilidade do local de trabalho.

Otimização do bem-estar humano e colaborador mais feliz

Ao ter atenção especializada de profissionais de saúde, os colaboradores passam a se cuidar mais, tendo mais bem-estar e também uma sensação de cuidado pessoal.

Assim, eles passam a se sentir parte essencial da empresa, identificando que a organização está interessada em cuidar da saúde do seu time e que aplica na prática a importância da cultura da empresa. Isso, também, faz com que os colaboradores fiquem felizes com a organização na qual trabalham.

Aumento da produtividade e resultados

Com esse cuidado, os colaboradores ficam mais contentes e, assim, produzem mais. Foi o que revelou uma pesquisa da Harvard Business Review: colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Desta forma, a empresa passa a ter melhores resultados por conta da produtividade e empenho que os colaboradores aplicam nas suas tarefas.

Definição de uma cultura de cuidado

Com uma equipe de saúde auxiliando na prevenção e cuidado com a saúde dos colaboradores, a empresa pode começar e manter uma cultura de prevenção.

Essa cultura é muito importante porque, com ela, a empresa consegue evitar gastos tanto de acidentes de trabalho quanto de auxílio-doença. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho, no ano de 2018, aconteceram 623.786 acidentes de trabalho, somente com pessoas registradas e com vínculo a um emprego regular. Neste ano,  os acidentes resultaram em mais de 2 bilhões de reais de auxílio-doença por acidente de trabalho e R$ 4,9 bilhões de aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho.

Prevenção de casos graves

Quando se tem um cuidado diário com a saúde, você também faz um trabalho de prevenção por meio de ações. Essas ações de prevenção, de acordo com o Ministério da Saúde, definem-se como intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações.

Além dessas medidas evitarem o surgimento de doenças, também auxiliam para que, caso alguma enfermidade ocorra, ela não se agrave. E ter uma equipe de saúde pode ajudar, e muito, nesse ponto.

Ao contar com uma equipe de saúde na empresa, nos primeiros sinais de alguma doença o colaborador pode buscar um atendimento especializado que permite um tratamento mais rápido, fácil e com bom acompanhamento, prevenindo que a doença se desenvolva e torne-se mais grave.

Redução de custos

Já falamos anteriormente sobre os custos que a empresa pode ter com acidentes de trabalho e afastamentos de auxílio doença, e esses são casos e custos que podem ser evitados com um cuidado contínuo com a saúde, proporcionado por se tem uma equipe de saúde na empresa.

Mas, além disso, esse cuidado também permite que se obtenha melhores informações sobre doenças difundidas pela empresa, fazendo com que os colaboradores passem a se prevenir melhor, reduzindo assim os custos da empresa. Isso porque, de acordo com um levantamento realizado pela OMS, se países de baixa e média renda investirem por ano US$1 por pessoa na prevenção de doenças crônicas (como diabetes, por exemplo) poderia se ter uma economia de US$230 bilhões em 9 anos, além de se evitar cerca de 7 milhões de mortes até 2030.

Para começar as ações de cuidado e criar a equipe de saúde da sua empresa, você pode contar com uma ajuda específica para as suas necessidades. Aqui na HealthBit, contamos com um time próprio de saúde que pode fazer parte da sua empresa e cuidar da saúde dos seus colaboradores, seja por meio de consultas presenciais nos ambulatórios da sua empresa ou através da telemedicina.

Se a sua empresa já conta com uma equipe de saúde, mas ainda precisa de profissionais de outras especialidades, a HealthBit também pode te ajudar por meio da terceirização de mão-de-obra médica, que possibilita um apoio adicional para a sua equipe e um atendimento ainda mais completo para os seus colaboradores.

Descubra como podemos ajudar a sua empresa e seus colaboradores com um cuidado feito especialmente para as necessidades da organização.

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